Quer adquirir um trabalho meu?

Todos os disponíveis estão sinalizados com uma tag. Basta clicar para entrar em contato.

portfólio    |      obras          coleções          propostas          xilogravuras          fotografias         textos  

 

obras / por ano

itens disponíveis

itens disponíveis

itens disponíveis

itens disponíveis

itens disponíveis

itens disponíveis

 

coleções / cenários e personagens

itens disponíveis

itens disponíveis

 

propostas / elephant parade

itens disponíveis

itens disponíveis

 

xilogravuras

 

fotografias

 

textos

STATEMENT

Minha experiência com a arte se constitui, essencialmente, em um processo de descobrimento e desenvolvimento de identidade, cuja trajetória está marcada pela transformação e pela superação. Não se trata, porém, de um movimento de sentido único: ao mesmo tempo em que compõe esse caminho, a arte o reflete e o alimenta. 

IMG_1110.jpg

COMPARAÇÃO

As obras selecionadas para realizar tal exercício comparativo são “Frutas”, uma tela em acrílico realizada por mim recentemente, e “Natureza morta com maçãs e laranjas” de Paul Cézanne. Primeiramente, a comparação entre esses dois trabalhos se dá no âmbito imagético, em que podemos, imediatamente, constatar as imagens semelhantes pintadas em ambos os quadros. Para além da comparação primeira, vemos também o uso de tonalidades semelhantes entre as duas pinturas com o uso de tons terrosos.

NATUREZA MORTA_acr_80x120cm.jpg

O QUE QUERO QUANDO PINTO

Quando pinto, busco uma realidade que atravessa o espectador. Atravessar o espectador tem para mim o sentido de criar um impacto emocional. Ou seja, busco um efeito sentimental no espectador. Através da reflexão com base no texto "paisagens artificiais" de Laymert Garcia dos santos vejo que em minhas obras é imanente uma percepção de algo que não é "real" e ao mesmo tempo artificial, por não serem o objeto do que está sendo retratado.

SÉRIE COSMOS 3_aqua_A2.jpg

EM QUE AS AULAS CONTRIBUEM PARA MEU TRABALHO?

Ao ter intervenções em meus trabalhos, sinto que a verdade pode se esclarecer de várias formas.

O PALCO_acr_80x120.jpeg

O ACIDENTE EM MEUS TRABALHOS

Em meus trabalhos, o acidente é imanente na questão de seu final, sua apresentação. Não busco um trabalho criado com gestos intencionais ou me aproprio de um conceito no qual basear meu processo criativo e de trabalho em uma temática só, sendo uma obra estática e óbvia de sua interpretação. A surpresa de quem vê meus quadros seria o buscar por um entendimento que não é compreendido de princípio ou por mera explicação de um conceito.

IMG_1173.jpg

AUTOIMAGEM

A proposta referente à autoimagem se trata de uma reflexão de forma prática sobre seu contexto multipluralista.

AUTORRETRATO_acr_80x120cm.jpg

RELAÇÃO DE MEU TRABALHO COM ELEANOR ANTIN

Ao Eleanor se apropriar de momentos históricos, vejo em seu trabalho essa busca do passado para construção da imagem. Nada que fazemos hoje pode excluir tudo que foi feito no percurso da história da arte, mesmo vendo que muitas vezes ela se repete, porém não identicamente.

FLORES_VIVAS_NA_ESCURIDÃO_acr_80x120cm.j

UM CONTO SOBRE O ACIDENTE QUE SE PASSOU AO LEÃO

Trabalho de conclusão de curso da pós-graduação em artes visuais na FAAP (SP).

capa_livro_mao.png

© 2020 ARIEL BUSQUILA.